Estão finalmente desvendadas as evoluções introduzidas no BMW iX. Se esperava uma evolução estética radical, desiluda-se porque as actualizações neste ponta de lança eléctrico residem mais na parte técnica.
O grande SUV eléctrico (são 4,96 metros de comprimento!) adopta novos motores com melhor desempenho enquanto a autonomia combinada chega finalmente aos 700 quilómetros entre recargas.
Os preços de toda a gama já estão definidos para o nosso país, mas só deverá chegar nesta Primavera, com os mercados alemão, britânico e norte-americano a serem os primeiros a acolhê-lo.
Genes de super desportivo
Quatro anos passados sobre o lançamento, o BMW iX ganha as necessárias actualizações para ultrapassar os principais rivais em termos de potência mas, principalmente, na autonomia.
A beneficiá-lo estão baterias mais densas, com a quinta geração da electrónica eDrive associada à propulsão a reduzir o consumo eléctrico em redor dos 10%.
Os três novos grupos motopropulsores que substituem os anteriores, sempre com dois motores para a tracção integral, reflectem um ganho assinalável no desempenho.
A gama arranca com a versão xDrive45 de 300 kW (408 cv) e 700 Nm, com a bateria de 94,8 kWh a oferecer até 602 quilómetros entre recarregamerntos.
Na faixa intermédia está o xDrive60 com os seus 400 kW (544 cv) e 765 Nm, apoiados num acumulador de 109,1 kWh para distâncias até 701 quilómetros antes do necessário "abastecimento" de energia.
O topo de gama é assumido pelo M70 xDrive com uma bateria de 108,9 kWh para uma autonomia em redor dos 600 quilómetros mas com os 485 kW (659 cv) e 1.100 Nm.
As recargas DC dos acumuladores fazem-se a 175 kW para a entrada de gama, com as duas variantes mais poderosas a recarregarem a 195 kW, sendo de 22 kW em corrente alternada.
Os mais de 2.600 quilos que pesa não o impedem de cumprir a "corrida" dos zero aos 100 km/hora em 3,8 segundos como um assumido super desportivo, para uma velocidade máxima tabelada nos 250 km/hora.
Em termos comparativos, as anteriores versões não ofereciam "mais" do que 326 a 619 cv para autonomias de 424 a 630 quilómetros.
Mesmo assim, não se desiluda com os desempenhos dos "irmãos" menos potentes: as acelerações até aos 100 km/hora cumprem-se em 5,1 segundos para a entrada de gama, e 4,6 para a variante intermédia.
Face a tais evoluções técnicas, a BMW esclarece as configurações do chassis foram devidamente revistas para acolher os aumentos de potência e de binário em qualquer uma das variantes.
Evolução estética subtil
Quanto à estética, as diferenças são mínimas em relação ao modelo original lançado em 2021, mas bem sublinhadas ao primeiro olhar.
O imponente pára-choques frontal foi redesenhado enquanto as duas barras oblíquas em cada farol, a darem uma nova assinatura luminosa, ligam o SUV aos protótipos que darão vida à linha Neue Klasse.
A grelha fechada apresenta barras na diagonal, com a versão mais potente a ser reconhecida pelas lâminas horizontais destacadas pelo logótipo da divisão M, e pela moldura iluminada.
A traseira ganhou também um novo arranjo para o pára-choques e respectivo difusor, com o conjunto a ser realçado pelas novas jantes aerodinâmicas em liga leve com 20 a 23 polegadas de diâmetro.
A apresentação a bordo, com evoluções muito subtis, assenta no painel encurvado a unir o painel de instrumentos e o ecrã multimédia.
Mantêm-se alguns comandos físicos na consola central enquanto o volante multifunções assume o redondo tradicional em vez do anterior formato achatado.
Os bancos dianteiros são igualmente novos, oferecendo melhor apoio lateral de acordo com a insígnia germânica, com os sistemas de segurança e apoio à condução a serem reforçados com novas valências.
De série o BMW iX passa a contar com faróis adaptativos, bancos dianteiros e volante aquecidos, sistema de áudio Harman Kardon e controlo de descida, entre outras soluções tecnológicas.
O M70 xDrive beneficia ainda de direcção nas quatro rodas, suspensão pneumática com amortecedores activos, e travões M Sport, sendo estes equipamentos opcionais para a restante gama.
Com chegada prevista ao nosso país nesta Primavera, as reservas já estão abertas e os preços definidos: a entrada na gama faz-se a partir dos 88.100 euros para o iX xDrive45.
Segue-se o iX xDrive60 com autonomia a bater nos 700 quilómetros a começar nos 105.100 euros, com o muito "explosivo" iXM70 xDrive com os seus 659 cv e 1.100 Nma a ser proposto por 130 mil euros antes das devidas personalizações.
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